quarta-feira, 17 de abril de 2013

Lição Modelo

A parte mais importante do Culto Familiar é o ensino direto da Palavra de Deus. Para essa parte o Ministério Inculcar adaptou o material da História da Esperança para uso com pais e filhos em um culto doméstico. A História da Esperança é um material para estudo cronológico da Bíblia publicado no Brasil pela Editora Princípios.  O grande diferencial desse estudo é trazer para as crianças uma visão geral e contínua da Mensagem de Deus para nós. O Kit do projeto inclui os visuais em tamanho A3, coloridos, de excelente qualidade, além do livro da História da Esperança e do Manual para uso com as crianças. Logo postarei algumas fotos dos kits.
Abaixo o modelo de uma das lições adaptadas para uso com crianças em um Culto Doméstico. A lição inclui revisão das lições anteriores, introdução, o desenvolvimento da mensagem e algumas perguntas para avaliação do aprendizado. Há na lição aplicações para a vida da criança, referentes aos assuntos mais pertinentes ao dia a dia familiar.
Para adquirir um Kit completo, entre em contato comigo pelo email: lana.mb@gmail.com



A EXPULSÃO DO ÉDEN               9
Gênesis 3:22-24
Visual 9  - Adão e Eva sendo expulsos do Jardim
Versículo Sugerido –Romanos 3:23

Perguntas para Revisão:
Lição 4: A Queda de Lúcifer
Lúcifer queria ser como o Deus Altíssimo porque ele era _____________. (orgulhoso)
O que aconteceu com Lúcifer depois que ele se rebelou contra Deus? (Ele foi lançado fora do céu.)
Lição 5: O Começo do Pecado Humano
Como o pecado do homem no jardim é parecido com o pecado de Satanás no céu? (Os dois queriam ser como o Deus Altíssimo)
Lição 6: A Origem da Morte
Qual foi a desculpa que Adão deu por ter desobedecido a Deus? (a mulher que você me deu, deu-me a fruta)
Qual foi a desculpa de Eva? (a serpente me enganou)
Lição 7 : A Promessa de um Vencedor Sobre Satanás
O Descendente de Eva iria ferir a ________ (cabeça) de Satanás e Satanás iria ferir o _____________ (calcanhar) do Descendente de Eva.
O descendente de Eva vai ser homem ou mulher? (homem)
Lição 8: A Provisão de Vestimentas
Qual foi a punição de Deus para Eva? (dor no parto)
Quantas crianças Eva teria? (muitas)


Introdução: Algumas vezes em nossa casa, nós, os pais, damos ordens que você criança não gosta. Mesmo que você não entenda, pode sempre confiar que é para o seu bem, porque nós amamos você. Na lição de hoje vamos aprender que Deus também precisa agir assim com a gente. E foi assim que Ele agiu com Adão e Eva depois que eles O desobedeceram. Vamos ver como tudo aconteceu.

Depois que Deus fez roupas para Adão e Eva, Ele disse: “Agora o homem se tornou como um de nós, porque conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da Árvore da Vida e viver para sempre.” O fato é que o santo, e perfeito Deus sabe sobre o pecado mesmo sem nunca ter feito nada de errado– Ele é santo e nunca pecou e nunca pecará. Mas Adão e Eva descobriram sobre o pecado e conheceram o mal por experiên­cia própria, por terem desobedecido e foram feridos pelo pecado. Deus sabe o que é o pecado. O homem pecou! É diferente! Eu sei que o fogão é quente e falo para você não tocar. Mas quando você pega no fogão, agora você sabe que é quente, porque você pegou!

A escolha de Adão e Eva de pecar agora iria ter consequências tristes para suas vidas. Eles antes eram amigos do Senhor, estavam sempre com Ele, O amavam. E agora teriam que ficar separados dEle. Mas se eles comessem da Árvore da Vida, eles ficariam para sempre vivos e longe de Deus. Era horrível, para Adão e Eva, pensar em viver longe de Deus para sempre. Sabendo disso, Deus fez algo que ao mesmo tempo foi um ato de justiça e também um ato de misericórdia, de amor: Ele expulsou Adão e Eva do Jardim. E então, colocou um guarda com uma espada flamejante e brilhante ao lado leste do Jardim, para que ninguém chegasse perto da Árvore da Vida. Deus fez isso por amor, porque Ele não quis que o homem comesse da Árvore da Vida e ficasse para sempre como pecador, separado de Deus.

Satanás falou uma mentira quando falou para Eva que ela seria como Deus. Quando Adão e Eva desobedeceram e os seus olhos foram abertos, eles se tornaram mais parecidos com Deus, porque sabiam a diferença entre o bem e o mal. Mas na verdade eles realmente se tornaram menos parecidos com Deus, porque experimentaram o mal, pecaram e isso os mudou. Deus é santo e nunca pecou. Eles eram inocentes e não tinham pecado antes. Mas agora isso tinha acabado. Agora eles eram pecadores.

Adão e Eva devem ter ficado muito tristes em ter que sair do Jardim, mas Deus fez isso para o bem deles. Também foi uma prova de amor, não só um castigo por eles terem desobedecido. Lembra quando falamos que às vezes fazemos coisas que você não gosta, ou que deixam você triste, mas que são para o seu bem? Isso também acontece com Deus e a gente. Às vezes Ele faz coisas para o nosso bem e nós não entendemos, ficamos tristes porque queríamos que fosse diferente. Mas podemos confiar, porque Ele nos ama e sempre quer o melhor para nós.

NOTA PARA OS PAIS:
Durante a lição, ou depois, aproveite para compartilhar com a família alguns exemplos de situações em que Deus demonstrou amor mesmo que vocês não entendessem, alguns momentos de dificuldade financeira, de doença, de perda, que vocês passaram ou mesmo estão passando. Glorifique a Deus em família pelo Seu amor incondicional!
Avaliando a Aprendizagem:

1. Por Adão e Eva terem desobedecido a Deus quando comeram da árvore proibida, agora tinham o conhecimento do bem e do mal por experiência _________________ (própria).
2. Deus somente conhece os fatos sobre o pecado, _______________ (Ele nunca pecou).
3. Quais são os dois motivos pelos quais Deus expulsou Adão e Eva do jardim? (Ele não quis que eles continuassem vivendo eternamente em estado pe­caminoso, caso comessem da Árvore da Vida. Agora, eles estavam contamina­dos pelo pecado e não podiam permanecer no jardim perfeito de Deus).
4. A resposta de Deus ao pecado deles foi ao mesmo tempo um ato de ______________ (justiça) e um ato de _________________ (misericórdia).
5. Como Deus garantiu que Adão e Eva jamais entrariam novamente no jardim? (Ele colocou um anjo na entrada com uma espada flamejante).
6. Em que lado do jardim o anjo ficou guardando, leste ou oeste? (leste)

2 comentários:

  1. Que iniciativa legal amiga. Criar um blog incentivando as familias a terem seu tempo com Deus.
    Tem que comecar mesmo desde cedo. Gostei muito das dicas e ideias. Qd eu for para o Brasil quero comprar bastante coisas em portugues para o Noah inclusive uma Biblia.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, amiga! Quando você chegar te apresento o projeto mais de perto! Beijão!

      Excluir