segunda-feira, 15 de abril de 2013

Versículos para Memorização







Aqui estão alguns visuais que podem ser utilizados para a Memorização de Versículos no Culto Familiar.
Considere usar um versículo por duas semanas, para que fique bem memorizado. A sugestão para o primeiro ano de Inculcar é o estudo cronológico da Bíblia. Assim, a ordem ideal é Gênesis 1:1, Gênesis 2:18, Isaías 59:2, Salmo 25:8, Romanos 3:23 e Habacuque 2:4, para as primeiras 12 semanas, ou seja, os três primeiros meses.

Abaixo, segue o script para ensino dos versículos. Aproveite para fazer do Culto Doméstico um momento agradável para todos, especialmente as crianças.



GÊNESIS 1:1


APRESENTAÇÃO

Todas as semanas nós vamos memorizar um pouco da Bíblia, a Palavra de Deus. Hoje vamos memorizar o comecinho da Bíblia. O versículo que vamos aprender está no livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, no capítulo 1, versículo 1, a primeira parte. (Se possível, leia o versículo direto de sua Bíblia, depois leia o versículo novamente, direto do cartaz).

EXPLICAÇÃO

No princípio quer dizer no começo. Criou Deus, fez Deus, os céus e a terra.

APLICAÇÃO

Esse Deus tão poderoso que criou os céus e a terra criou você, criou cada um de nós. Ele escolheu nossa família, quem seria o pai, a mãe e os filhos. É maravilhoso poder conhecer mais sobre nosso Deus, o criador de todas as coisas.

REPETIÇÃO

Agora vamos falar juntos. Todos que estiverem com a cor branca vão dizer o versículo. Agora os que têm a cor vermelha. Agora as crianças. Somente os adultos. Com o versículo de cabeça para baixo. Agora sem olhar. (Faça outras variações de cores, ou tipos de roupas – quem está de saia, quem está de short...)





GÊNESIS 2:18


APRESENTAÇÃO

O versículo que vamos memorizar hoje está no livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia. Para encontrarmos esse versículo no livro de Gênesis vamos procurar o capítulo 2 e o versículo 18. (Se possível, leia o versículo direto de sua Bíblia, depois leia o versículo novamente, direto do cartaz).

EXPLICAÇÃO

Vamos procurar aqui algumas palavras que talvez você não entenda muito bem. Ajudadora significa quem ajuda, quem vai auxiliar. Idônea significa preparada, competente, digna. Deus está dizendo nesse versículo que não é bom para o homem viver sozinho. Por isso Deus decidiu fazer para Adão uma companhia que iria ajudá-lo, alguém que era como ele e que era preparada para a tarefa de ajudar o homem.

APLICAÇÃO

Deus criou a mulher para ser a companheira do homem. O casal, homem e mulher, foi criado por Deus e só assim o homem vai se sentir bem, com a companheira que Deus criou para ele, uma mulher. Não importa o que o mundo aceite como certo, nós sabemos, na Palavra de Deus, que Deus criou a mulher para ser a companheira, a esposa, a ajudadora do homem.

REPETIÇÃO

 (Faça dois desenhos, um de um homem e outro de uma mulher. Pode recortar figuras de revistas ou usar bonecos se preferir. Divida os participantes em dois grupos. Cada grupo recebe um desenho. O grupo que ficou com o homem começa dizendo a referência e a primeira parte do versículo – Gênesis 2:18. Não é bom que o homem esteja só – o grupo da figura ou do desenho da mulher fala a segunda parte do versículo e a referência no final – farei para ele uma ajudadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18. Depois inverta os desenhos. Repita algumas vezes.) Agora vamos falar todos juntos.



ISAÍAS 59:2a


APRESENTAÇÃO

Nosso versículo de hoje está no Livro Isaías, no Capítulo 59, no versículo 2, a primeira parte. (Se possível, leia o versículo direto de sua Bíblia, depois leia o versículo novamente, direto do cartaz).

EXPLICAÇÃO

Iniquidade significa pecado, erro. Separação é uma distância. Esse versículo nos ensina que os nossos pecados, as coisas erradas que nós pensamos, falamos e fazemos nos separam de Deus.  (Use a figura para explicar essa separação)

APLICAÇÃO

O pecado nos afasta Deus. Deus é Santo, Ele nunca pecou e Ele odeia o pecado. Então quando temos pecado em nosso coração ficamos longe do nosso Criador. É como se existisse um abismo entre nós e nosso Deus.  (Use a figura novamente)

REPETIÇÃO

Os meninos ficam de pé e falam a referência, eles sentam, as meninas levantam e falam o versículo todo, elas sentam, os meninos levantam mais uma vez e dizem a referência de novo. Troca: As meninas ficam em pé e falam a referência, os meninos falam o versículo todo, as meninas a referência no final. Agora vamos falar juntos. (Faça outras variações: falar de costas, de joelhos etc.)




SALMO 25:8


APRESENTAÇÃO

Nosso versículo de hoje está no Livro de Salmos, no Capítulo 25, no versículo 8. (Se possível, leia o versículo direto de sua Bíblia, depois leia o versículo novamente, direto do cartaz).

EXPLICAÇÃO

Reto significa ser justo, correto. Apontar é mostrar, apresentar. Esse versículo nos ensina que o nosso Deus, por ser bom e reto, mostra pela sua Palavra o caminho correto aos pecadores.  (Use a figura para exemplificar o caminho estreito, difícil)

APLICAÇÃO

Precisamos todos os dias buscar aprender na palavra de Deus, o caminho correto que Deus preparou para nós. A Bíblia é como uma luz na escuridão, iluminando o nosso caminho.

REPETIÇÃO

Vamos tirar a palavra “reto” do nosso versículo. (Dizer o versículo dando uma pausa no momento que falaria a palavra “Reto”). Agora vamos tirar a palavra caminho. Agora vamos tirar a palavra Senhor. Será que a gente consegue tirar duas palavras? Fazer variações retirando duas, três ou mais palavras. Agora vamos falar o versículo completo.




ROMANOS 3:23


APRESENTAÇÃO

A Bíblia é dividida em duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamentos. O versículo de hoje está no Novo Testamento, no livro de Romanos, Capítulo 3, versículo 23. (Se possível, leia o versículo direto de sua Bíblia, depois leia o versículo novamente, direto do cartaz).

EXPLICAÇÃO

Aqui está dizendo que todos pecaram, isso inclui todos nós: eu, você, ... (fale o nome de todos os presentes). Carecem significa precisam. Todos nós precisamos de Deus, estamos longe da glória de Deus.

APLICAÇÃO

Cada um de nós é pecador, nós já nascemos com vontade de fazer o que é errado. Ninguém precisa ensinar a criança a desobedecer, desde bem pequeninos, todos nós já queremos fazer o que é errado. (Dê exemplos do dia a dia da sua família, exemplos de pecados com os quais as crianças mais lutam, evite repreender nesse momento, mas certifique-se que a criança se identificou com o pecado, ela precisa entender que ela é pecadora e está longe de Deus.)

REPETIÇÃO

Agora vamos falar juntos. Vamos brincar de montanhas de Eco? (Divida os participantes entre as montanhas Alta, Média e Baixa. Cada um lê o versículo no tom de voz da sua montanha. Os que forem montanha alta leem bem alto o versículo, os que forem montanha média, leem em tom normal, os que forem montanha baixa leem sussurrando. Depois divida o versículo em três partes – Parte 1: Romanos 3:23, Parte 2: Pois todos pecaram, Parte 3: E carecem da glória de Deus – cada parte é de uma montanha. Os três grupos leem em sequência, cada um no seu tom.)



HABACUQUE 2:4b


APRESENTAÇÃO

Nosso versículo de hoje está no Livro Habacuque, no Capítulo 2, versículo 4, na segunda parte. (Se possível, leia o versículo direto de sua Bíblia, depois leia o versículo novamente, direto do cartaz).

EXPLICAÇÃO

Justo é todo aquele que é Filho de Deus, que tem Jesus como seu Salvador e Senhor. Fé significa acreditar, confiando de todo o coração, mesmo não vendo.

APLICAÇÃO

Nós, que cremos em Jesus Cristo como Senhor e Salvador das nossas vidas, devemos viver pela Fé, obedecendo a Palavra de Deus, confiando na vontade perfeita dEle para nós mesmo quando não entendemos o que está acontecendo. Deus fica feliz quando fazemos o que Ele nos manda fazer.

REPETIÇÃO

Como o versículo é bem curto, simples de memorizar, crie uma música inserindo uma melodia conhecida, bem simples. Repita algumas vezes.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário